segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MAN WITH DE MOVIE CAMERA

'As novas gerações de aficcionados pelo cinema assistem ao filme O homem com a câmera que o cineasta russo Dziga Viertov produziu em 1929, como se fosse um videoclipe. O dinamismo da montagem ditado pelo arranjo musical, escrito pelo próprio Viertov, é o principal responsável por essa leitura e também pela atração de jovens para um filme marco da história do cinema. É como se as imagens em branco e preto fossem geradas pelo cromatismo frenético da música. Por isso é muito difícil para essas gerações entender que o filme de Viertov foi concebido numa época em que o cinema ainda não dispunha de recursos para o registro óptico do som: a música era tão somente parte da performance da exibição e era executada como acompanhamento ao longo da projeção.
A primeira cena do filme de Viertov é exatamente a performance da orquestra na sala de exibição, marcando a mise-en-scene e o compasso rítmico das tomadas. Somente depois, Yuri Tsivian agregou a música ao filme, e hoje ninguém pode imaginar esse filme senão como uma produção radicalmente audiovisual e, por que não?, musical. Não é à toa que para os jovens O homem da câmera é um clipe de “longa duração” até mesmo com imagens digitalizadas!'
 (Tudo o que você queria saber sobre as novas mídias mas não teria coragem de perguntar a Dziga Viertov, de Irene Machado).

Eis a parte 2, o restante (partes 1 e de 3 a 9) podem ser vistas no You Tube.

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